Jornal Correio Popular Notícia

EVENTO
FCJP realiza 5ª Conferência Municipal de Cultura

Data da notícia: 2023-10-27 18:18:18
Foto: Assessoria
O evento, com o tema geral “Democracia e Direito à Cultura”, aconteceu na quinta (26) e sexta (27), no auditório do Ifro

Com o objetivo de promover debates e eleger propostas que fortaleçam a cultura local, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Fundação Cultural (FCJP), está realizando a 5ª Conferência Municipal de Cultura (CMS). O evento com o tema geral “Democracia e Direito à Cultura”, aconteceu na quinta-feira (26) e nesta sexta-feira (27), no auditório do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), no 1º distrito. A Conferência Municipal é uma etapa primordial do processo estabelecido pelo Ministério da Cultura para a concepção de propostas no âmbito municipal e a subsequente votação de um documento a ser encaminhado para as fases estadual e federal.

Buscando estimular a participação ativa da comunidade artística e cultural, o evento contou com a presença de artistas, produtores e apoiadores da cultura local. A prática voltada à democratização das políticas culturais, representou um evento fundamental em nossa localidade. A 5ª Conferência Municipal de Cultura de Ji-Paraná é dividida em seis eixos temáticos e aborda questões fundamentais para o desenvolvimento da cultura. Ela desenvolve seus trabalhos sob o seu tema central, que orientará as discussões nas distintas etapas da sua realização, a ser desenvolvidas em eixos.

As diretrizes foram definidas como Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (eixo 1), Democratização do acesso à cultura e Participação Social (eixo 2), Identidade, Patrimônio e Memória (eixo 3), Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (eixo 4), Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (eixo 5), Direito às Artes e às Linguagens Digitais (eixo 6).

De acordo com a vice-presidente da FCJP, Eliana Pereira, é importante ter essa representatividade da cultura no evento. “O objetivo da conferência é discutir, elaborar e apresentar propostas que aperfeiçoem a política pública no nível cultural para atores, músicos e todos os tipos de artistas. Participam do evento todas aquelas pessoas ligadas à cultura”, frisou. A participação na conferência foi aberta a toda a comunidade cultural e artística da cidade, não sendo necessária a realização de inscrição prévia. Gratuito, o evento visa proporcionar o acesso democrático a todos os interessados em contribuir para o fortalecimento da cultura em Ji-Paraná.

Os resultados e propostas discutidos durante a Conferência Municipal de Cultura serão levados para a Etapa Estadual da Conferência, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas e aprimoramento do setor cultural como um todo. A Conferência Municipal de Cultura em Ji-Paraná representa também a Etapa Municipal da 5ª Conferência Estadual de Cultura, que será realizada no mês de dezembro de 2023 e a etapa Nacional, está prevista para Março de 2024, em Brasília (DF).

Fonte: Gabriela Suematsu - CCS




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.